segunda-feira, 11 de junho de 2007

Kirsh Fondues...

De ambiente muito calmo e tranquilo, se faz o espaço goumet que visitei recentemente em Coimbra. Na cidade dos fados e dos académicos, subir uma escadaria revestida a material silencioso fazia adivinhar algo de bom…
Ao terceiro lance de escadas encaracoladas, o sumptuoso restaurante de nome “KIRSH FONDUES” dava o ar da sua graça.
Com duas salas, apresentadas de uma forma muito cuidada e com uma decoração simples mas muito agradável, tem nas enormes janelas o ponto fulcral da decoração e ambiência. Preparado, para nos receber com um suave e reconfortante chá ou para nos apresentar um dos fantásticos fondues, este espaço gastronómico, parece estás a receber-nos de braços abertos…
Quanto ao menu, não é de facto muito extenso na variedade, mas o objectivo da casa também não deverá ser esse…fondues diferentes, são mais de uma dúzia.
De entrada, apresentaram-me umas simpáticas e crocantes bolachinhas, com a habitual manteiguinha suave, embora na carta constassem algumas entradas interessantes…
Para prato principal, o verdadeiro motivo da ida a este espaço, um fondue “Mongol”, em caldo com três tipos de carne distintas. Porco, frango e vaca, onde o mais fantástico era mesmo o caldo, a puxar a um caldo de carne, bem temperado, com um pouco de molho de soja e alguns rebentos que lhe davam um aspecto e aroma deliciosos.
A carne rapidamente ficava pronta a comer, sem o crepitar intimidante dos fondues de óleo fervilhante, e com um sabor fantástico, tornando até a questão dos molhos bastante secundária. Apesar disso, os molhos de alho, mostarda e agridoce estavam muito bem confeccionados e apresentados, aliás seguiam de muito perto o arroz selvagem frito e os legumes salteados que também marcaram presença, dando no final, um colorido muito interessante a esta refeição.
A carta de vinhos não era vasta, tinha os vinhos corriqueiros Alentejanos e do Douro, mas nada de muito especial, e com os preços bastante “puxados” em relação ao real valor.
Quanto as sobremesas, mousse de manga e fondue de chocolate com frutos, foram as sugestões apetecíveis.
A música ambiente, acompanha-nos por toda a refeição, trazendo ainda mais harmonia ao espaço. O serviço é muito simpático e atencioso, e a continha não choca, com 15€ por pessoa já se faz a festa.
É um local a reter nos guias e roteiros de sabores, acrescido ainda, de ser um óptimo espaço para um delicioso jantar a dois...
Recomendado, Iguarias & Locais.

3 comentários:

Anónimo disse...

Também visitei o Kirsh Fondues recentemente. Tive pena de não ter experimentado desta vez a salinha com sofás onde se pode beber qualquer coisa antes da refeição ou relaxar durante a digestão, com vista para a emblemática Praça da República. Mas nesta minha última visita a este cantinho discreto, todas as minhas atenções estavam voltadas para a minha agradável companhia... A amabilidade dos empregados ajuda-nos a sentirmo-nos acolhidos, quase em casa.

Olavo disse...

Iguarias & Locais, em sintonia com os seus leitores...que assim continue...

Kirsh disse...

Olá:

Ainda bem que gostou do restaurante. A nossa postura e intenção, mais do que a vertente económica ( que é tb importante ), é que as pessoas fiquem satisfeitas quando nos visitam.
É uma tentativa de demonstrar que é possivel fazer bem, com gosto e dedicação...desde que se queira.

Quanto à carta de vinhos, é uma observação sua, que anotamos, mas que me parece em comparação com alguns locais em coimbra, um pouco sobrevalorizada. Acho o preço dos nossos vinhos até bem em conta em termos comparativos, o que não quer dizer que sejam baratos.
Pensando que é um restaurante em que a refeição é longa ( e não podemos rentabilizar as mesas como noutros locais ), nao me parece desajustado.

Aproveito desde ja, para dar a novidade e noticia, de que dia 28 e 29 irá acontecer o 1º curso de vinhos no nosso restaurante, dado por um prestigiado enólogo ligado à regiao vitivinícola da bairrada.

Mais uma vez obrigado pela crítica.
Aguardamos a vossa visita de novo!

os nossos cumprimentos
Nuno Simões - Kirsh