segunda-feira, 2 de julho de 2007

O Cantinho Alentejano...

Ladeado por uma selva desordenada de prédios, O cantinho Alentejano, é um oásis numa zona que é hoje conhecida como “O Deserto”. É um facto, que o enquadramento não é o mais lisonjeiro para a casa que vos apresento hoje, mas isso não a diminui em nada…
De decoração típica, com imensos motivos alentejanos espalhados pelas paredes e tecto, O Cantinho Alentejano, na pessoa dos responsáveis e donos, recebe-nos com afabilidade e boa disposição típica de uma família, sem por em causa o enorme profissionalismo. O ambiente é muito simpático, quiçá embalados na música de fundo típica, que fazem questão de ter sempre a tocar…
Quanto a entradas, recomendo os torresmos de rissol, a saladinha de pimentos, o queijinho de mistura e o presunto, sempre acompanhados de um bom e fresco pão alentejano.
Para pratos principais a carta é vasta e muito apetitosa, mas destaco a “Carne à Cantinho”, as “Migas com Entrecosto” ou então uma “Sopa de Cação”, esta ultima deve ser encomendada com antecedência.
Quanto a vinhos, a carta é diminuta, visto que, como os próprios anfitriões referiram, o espaço não possibilita uma grande garrafeira, pelo que existem os vinhos mais comuns, uns médios, outros ligeiramente acima da média, com preços concorrenciais. Nota-se, com agrado apesar de atípico, o facto de a carta de vinhos não se cingir aos Alentejanos.
Quanto as sobremesas, os típicos doces conventuais marcam presença, começando no Pão de Rala, passando pela Encharcada e terminando numa fantástica Sopa Dourada, mas se não estivermos virados para a doçaria conventuais, o doce da casa é-nos sugerido, e vem para a mesa com uma apresentação de fazer água na boca, para adoçar até as mentes menos gulosas.
Para terminar, um café, e um dos muitos licores que a casa nos apresenta. Para os apreciadores de um bom whisky, também há boas referências.
Quanto a contas, 15€ por pessoa parece-me um preço muito justo por uma refeição deste nível, cuja dificuldade será mesmo não deixar saudades…

Sem comentários: