quarta-feira, 18 de julho de 2007

O Tópico...

Entre a mística húmida da Serra de Sintra e os célebres monumentos, encontramos um pequeno e acolhedor restaurante, de nome Tópico. Que olha para a fachada, parece transportado para as casas só presentes nas velhas fabulas…e o sorriso agradado e agradável, está logo ao passar da porta.
O espaço interior é muito acolhedor e simpaticamente decorado, dando uma óptima envolvência ao local, sem nunca perder o aspecto familiar.
No espaço Tópico existem duas salas distintas, uma onde podemos deliciar-nos com um belo repasto, outra onde nos servem as mais delicadas doçarias de fusão, assim como os mais variados chás…
Mas como é de restauração que por aqui se fala, avancemos para as entradas. Uns ovinhos mexidos com farinheira, um pequeno queijo finamente cortado e envolto num suave azeite virgem com algumas ervas, e para terminar umas tâmaras aconchegadas em presunto.
Como pratos principais, os bifes altos grelhados ou um tornedó mal passado, acompanhados de um magnífico arroz piamontese (Arroz, cogumelos, fiambre, natas, queijo…hum…), ou um peito de pato levemente flamejado com ameixas, ou ainda, o muito português bacalhau, neste caso em amena cavaqueira com um grupo de espinafres...
Não será de mais referir, que o atendimento é de facto muito bom, com extrema preocupação com o cliente, sem nunca no entanto se tornar incomodativo.
Para a sobremesa, as mais variadas iguarias, das quais destacaria, o Cheesecake com doce, o Bolo forte e molhado de Chocolate entalado entre um doce de café com palitos de champanhe, ou então, uma mousse de maracujá a acompanhar um bolo de castanhas com chocolate…havendo apetite, escolhas não faltam.
É também importante realçar a boa apresentação de toda a comida, mas principalmente o tempo e dedicação dispendidos na apresentação dos doces.
Quanto aos líquidos que embalam todas estas delícias, podem ser vários, do Vinho tinto Monte Velho, até ao Mouchão Reserva, sendo que o preço deverá ser o único impeditivo para as melhores escolhas. Realço no entanto a boa qualidade do vinho da casa, quer o tinto reservado a uma temperatura apropriada, quer o branco levemente fresco.
Em suma, este é mais um restaurante fortemente recomendado, sendo que o único senão, poderá ser o preço, dificilmente abaixo dos 25€ por pessoa. Sendo caro, é daqueles que justificam o seu valor.

Sem comentários: